
Mãos do Cariri
feito por quem sabe!
Sobre Nós
Trata-se de uma trama que vai sendo formada com a ligação, por linha e agulha, de um fitilho chamado de lacê. Arabescos, flores e folhas são os principais desenhos que foram passados às artesãs por suas bisavós, avós, mães, tias, etc. Após alinhavarem o lacê ao desenho e à almofada, as artesãs rendam as mais delicadas peças de utilitários, decorativos e vestuário.
Na Paraíba, estima-se que mais de três mil Rendeiras em Renascença, de cinco municípios do Cariri Paraibano (Monteiro, Zabelê, Camalaú, São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro) permaneçam fazendo este artesanato na Região. Essas mulheres continuam resistindo e preservando esse ofício que atualmente inclusive tem IG (Indicação Geográfica/Indicação de Procedência) formalizado pelo INPI – Instituro Nacional da Propriedade Industrial. Não existe, em nenhum lugar do mundo, um número tão expressivo de Rendeiras fazendo renda renascença no mesmo território.
A renda renascença paraibana também é reconhecida nacional e internacionalmente como a mais bem acabada, tendo excelente qualidade, mesmo após a lavagem das peças. Os cinco municípios que formam o Arranjo Produtivo Local hoje de forma organizada em um coletivo chamado CONARENDA, permite as Rendeiras venderem, em conjunto, seus produtos que encantam pessoas do mundo inteiro com a rara e característica beleza desse fazer artesanal. Em breve, o Governo do Estado da Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Monteiro e o Sebrae, entregarão a obra do CRENÇA – Centro de Referência da Renda Renascença, um prédio imponente no Centro de Monteiro que será local de comercialização, capacitação e inovação permanente da Renda Renascença paraibana.
Mãos do cariri
Desde as décadas de 80/90, começou a normalização de Associações de mulheres produtoras. Anos mais tarde, em 2000, com a implantação do Pacto do Novo Cariri, iniciou-se a proposta de geração de desenvolvimento local sustentável. Assim nasceu o Projeto Rendas do Cariri em parceria entre as associações, prefeituras, OSCIP PARAWA/SEBRAE (Resgate memória ofício, aperfeiçoamentos, oficinas escola com as filhas das rendeiras), bem como o Projeto Paraíba em Suas Mãos, dentre tantos outros desde então! 🌵
Texto extraído e autorizado de: FUNDO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA. Pontos e História: Renda Renascença e Mulheres Rendeiras. Instituição Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Salvador: IICA, 2017.
Em 2009, conquistamos o selo de referência. O que nos proporcionou:
🔐 Garantia da segurança da não falsificação de nossa produção;
🔖 Garantia do desenvolvimento da cadeia produtiva da renda renascença com qualidade;
👩🏾💼 Garante o fortalecimento das mulheres através do acesso ao selo para seu produto
Texto extraído e autorizado de: FUNDO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA. Pontos e História: Renda Renascença e Mulheres Rendeiras. Instituição Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Salvador: IICA, 2017.
Nossos parceiros incríveis
Prefeituras e empresas que apoiam o projeto Mãos do Cariri









